19 junho 2012

11. CALOR, BARULHO E VIZINHOS.



O verão já está começando a invadir a primavera. Horrível!!!

Alem do calor, detestável como sempre, com o verão vem toda espécie de praga: moscas, mariposas, pernilongos, vespas – e vizinhos.

Minha sorte com vizinhos é sempre estatisticamente exata: 50%. Onde quer que eu vá, sei que metade dos meus vizinhos vai ser gente decente, que fica na sua, em casa, sem querer amizade ou bate-papo furado. Mas metade vai ser insuportavemente extrovertida, amistosa, receptiva, alegre ... e barulhenta.

Nem aqui em Genebra eu consegui fugir dessa regra. De um lado temos (eu acho) vizinhos suíços: nunca os vejo, sequer os ouço. Perfeitos!
Do outro lado, porém, tenho um casal de ursos com dois ursinhos. Ou quatro marmotas. No inverno, acho que hibernam, pois não vejo ninguém colocar o nariz para fora, jamais. Esquentou um pouco, porém, e eles saem da toca, felizes e contentes, invadindo o próprio quintal, onde ficam dia e noite brincando com as crianças (onde já se viu!) conversando (não sei como têm tanto assunto) e fazendo churrasco, ou seja lá o que eles assam na grelha. O pior é que cantam e tocam violão e atabaques, numa mistura cacofônica de salsa, rumba, reggae, axé e aparentados. Muito barulho até para mim, que sou tão tolerante com isso.

Do lado oposto, continuavam silenciosos até a semana passada. Tão silenciosos que eu até pensei em dar uma olhada para ver se não tinha ocorrido um daqueles assassinatos em série, roteiro de tantos filmes e livros que se passam por estas bandas. J a tinha imaginado até um carro da polícia científica estacionando em frente de casa - que emocionante! Mas emprestei o estetoscópio da Mari, grudei na parece e consegui ouvir, bem distante mas claramente, sons de pessoas conversando. Alivio...

O sossego durou pouco, porém. Veio o início do verão e os meninos montaram sua mesa de pingue-pongue no quintal, bem embaixo (ou quase) da minha janela. E dá-lhe pingue de cá, pongue de lá, pongue-e-pingue-e-pongue por horas a fio... Ainda bem que, suiçamente, param de jogar e dobram a mesa antes das 22 horas. Não fosse isso, e talvez eu fosse capaz de implicar com eles - se fosse ranzinza como dizem. Como não sou, coloco tampões nos ouvidos, vou ler no porão e nem reclamo. Só resmungo.

São coisas como estas que me levam a detestar cada vez mais o verão. Eu realmente não compreendo as pessoas que ficam felizes quando  o sol mostra sua cara antipática, torrando peles e carecas e o céu esconde suas lindas nuvens onde ninguém as pode ver. O vento e a garoa, intimidados por tanto brilho, também se escondem e me deixam com saudades dos dias frios e cinzentos, muito mais civilizados.

Eu ia dizer “mais curitibanos”, mas lembrei que, para meu horror, sei de alguns curitibanos que também gostam de sol, calor, céu azul e todas as horríveis coisas que vêm junto com o verão. Renegados!

Desconfio que aqueles que gostam do verão, alem de não ouvirem bem (não se incomodam com o barulho) não têm o sentido do olfato muito desenvolvido também, pois parecem imunes aos “aromas” da estação - corporais e ambientais - dentre os quais se destacam o lixo com cascas de camarão e a nauseabunda combinação de suor, bronzeador e colônia "acqua fresca". Não dá para agüentar, nem a céu aberto e com vento!

Aqui em Genebra, evito a beira do lago nessa época. Está cheia de flores, cachorrinhos tosados, patinetes -  e de gente alegre, querendo tomar um pouco de sol em suas peles leitosas. Não sei de onde saem tantas pessoas sorridentes: não é a mesma Genebra! Onde foi parar a cidade cinzenta e quase deserta que se via há alguns poucos meses? Vai ver que foi dobrada e guardada bem no fundo do armário de São Pedro, de onde sairá, molhada e gelada, no próximo dezembro, espantando o coro dos contentes de volta para suas casas e lareiras.

Felizmente!


 * leia abaixo as crônicas anteriores ou no Arquivo

5 comentários:

  1. Oi, Antoninho

    Não perco o Macaco Alpino e fico incomodada quando demora. A rabugice inteligente anima o dia. Já queria ter escrito há tempo, mas não entendo essas categorias que aparecem no quadrinho de identificação, por isso acabei usando o ANÔNIMO, porque hoje não resisti. Tenho a solução perfeita pra você: VENHA PRA CURITIBA!!!!
    A previsão do tempo, que é hoje um assunto cada vez mais especializado nas conversas, nos promete um dos invernos mais molhados dos últimos tempos. O céu está cinzento e com aquela umidade suspensa de garoa tão fina que nem consegue cair. No entanto, pra tristeza de alguns, ainda não esfriou de fato e - imagine - ainda não fomos brindados sequer com uma mísera geadinha. Até em Cascavel já teve "abaixo de zero"!
    Hoje à noite começa oficialmente o inverno. Até que eu gostaria de uns dias gelados com sol.
    Beijo pra você e Mari.
    Jeanine

    ResponderExcluir
  2. Seguindo o exemplo da Jeanine, não sei o que usar no Comentar como: ...
    Então vai como autonomo também! E aqui, o pior do tempo, é que você sai agasalhada e passa calor! Sai desagasalhada e passa frio!
    Mas o que gosto mesmo mesmo é o frio com sol azul e sem chuva!
    BJKS para todos,

    Fátima

    ResponderExcluir
  3. Para Antonio, o rabugento:

    Aqui em Tóquio o sol mostra a sua cara, as pessoas vão fazer yakitori nos parques e beira do rio mas nada se ouve vindo das casas dos vizinhos. Comportam-se como se vivessem em casulos (não só pelo tamanho dos apartamentos), silêncio total e isolamento do exterior, como as japonesas que saem em pleno verão com sombrinhas, chapéus e luvas escondendo sua pele branca até acima do cotovêlo. Mundo próprio, seja inverno ou verão, cada um por si. Há quem goste e sem dúvida é bom lugar para rabugentos. Boa sorte aí!

    ResponderExcluir
  4. Fala a verdade Antoninho, tua vontade é mudar-se para Londrina, no alto verão, onde até na sombra você consegue assar uma costela de elefante indiano, e passar suas tardes no Lago Igapó, camiseta regata com brasão dos Coxas e um radião nos ombros ouvindo uma boa micareta. Vem que ainda dá tempo... o inverno começou mas a cidade não se deu conta. Ainda tem aquele solão de derreter asfalto. Grande abraço a todos,
    Bernardo

    ResponderExcluir
  5. então tá. e viva o vitório!
    mc

    ResponderExcluir